« Nossa intenção é provocar emoções. Todas elas. »

Espelho e desejo


Uma amiga me diz que não suporta mais se olhar no espelho. Ela está se achando gorda, feia, desprezível. Antigamente, eu talvez dissesse a ela que está na hora de fazer uma dieta e dar uma ajeitada no visual, mas hoje em dia aconselho outra coisa: está na hora, isso sim, de trocar de espelho.

Ela está apenas um pouco acima do peso ideal, e feia não é de jeito nenhum. É uma mulher inteligente, divertida, bacana. O problema é que está totalmente focada no trabalho, não tem se relacionado com ninguém. Não namora. Não quer nem pensar em seduzir ou ser seduzida, fechou pra balanço. E é justamente este o espelho que está lhe faltando pra ver-se com olhos mais generosos.

A gente se apaixona por si próprio à medida que nos enxergamos através dos olhos dos outros. Isolados numa ilha - ou trancados num apartamento - a tendência é não enxergarmos grandes atrativos em nós. Mesmo sabendo que somos pessoas legais, quem confirma isso? Ok, com a auto-estima em dia, não dependemos tanto assim da apreciação alheia. Mas ninguém consegue manter-se em alta por muito tempo sem comprovar que é amado, gostado. Em suma, desejado.

Todo ser humano necessita despertar desejo. Quando as pessoas nos olham e não nos diferenciam de uma cadeira, a coisa vai mal. Isso acontece muito naquela instituição, como é mesmo o nome? Casamento. Os dois seguem se amando, mas já estão há tanto tempo juntos que não faz mais diferença se a mulher embarangou ou se o marido perdeu os dois dentes da frente: "amo você de qualquer jeito, bem". Ama, sem dúvida. Mas não nos enxerga mais. É aí que mora o perigo. Homens e mulheres precisam de um espelho que lhes diga constantemente o quanto são interessantes e atraentes. Se o espelho rachou em casa e não reflete mais nada, das duas uma: ou a gente se entrega ao desleixo, ou vai buscar reflexos de si mesmo em outro alguém.

Conheço garotas muito mais gordas que minha amiga, e menos bonitas e inteligentes do que ela, mas que não sentem vergonha do próprio corpo, seguem no jogo da vida, ganhando mais do que perdendo. São bem amadas por amigos e namorados, portanto a imagem que têm delas mesmas é menos rigorosa. E acabam se tornando belas de verdade.

( Martha Medeiros ) 


Fotografia: Bruna dos Anjos

6 comentários:

  1. Uma vez me falaram que não existe mulher feia, mas sim mulher mala arrumada....rsrsr

    Vlw!

    ResponderExcluir
  2. afinal o que seria ser bonita ?
    tem uma diferença tão grande da beleza que a sociedade fala e a beleza que poucos sabem ver.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente isso há pessoas que sabem valorizar o que são, não aquilo o que as outras pessoas querem ver... e isso é chega a ser mais além do que beleza exterior afinal as pessoas nos cativam pelo que são e não pelo o que tem ou aparentam ter...

    ResponderExcluir
  4. Nossa disse tudo!rs
    Preciso sair mais ...



    BJuu


    Vo trocar meu espelho tb.

    Um ótimo ano novo =]

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto, realmente acho que é por ai mesmo, e como vocês disseram em seus comentários os padrões impostos pela sociedade não são nada quando somos amadas pelo o que somos e enxergamos isso nos olhos de outra pessoa!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. obrigada, estou a seguir

    ResponderExcluir

"Obrigada pelas tuas palavras. Obrigada pela tua presença."